Ao Acessar o Blog Torne-se Seguidor !Valeu

sábado, 19 de março de 2011

SUPER-LUA: litoral da PB vira ‘camarote VIP’

SUPER-LUA: mundo vive expectativa de contemplar fenômeno raro; com céu aberto e maré baixa, litoral paraibano oferece um verdadeiro ‘camarote VIP’

Depois de passar a última semana perplexo com os desastres naturais que devastaram a costa japonesa, o mundo terá a oportunidade neste sábado (19) de contemplar um fenômeno natural, literalmente, de ‘grande’ beleza: a “super-lua”. Após 20 anos, vamos poder hoje testemunhar (com mais intensidade) o fenômeno raro da “lua cheia de perigeu”. Este é bem mais raro do que a famosa Lua Azul, que acontece uma vez a cada dois anos e meio.

"A última Lua Cheia tão grande e tão perto da Terra ocorreu em março de 1993", disse Geoff Chester, do Observatório Naval dos EUA, em Washington. "Eu diria que ela vale uma olhada."

Paraíba favorecida

Símbolo dos casais apaixonados, a grande Lua de hoje promete um espetáculo encantador para os olhos e “corações” dos paraibanos. Em João Pessoa, por exemplo, o fenômeno tem tudo para ser um momento de lazer sem igual, com direito a céu aberto e maré baixa.

Apesar do Instituto de metereologia prever um céu parcialmente nublado, a temperatura que deve oscilar entre 25 e 32 graus, favorece as chances de uma visibilidade limpa; sem nuvens.

No que se refere ao melhor lugar para assistir o fenômeno, não há outro: a praia. Segundo dados da Marinha, até nisso o pessoense será beneficiado. Com base na “tábua”, a partir das 16h a maré entra em sua fase de recuo, chegando a 0.0 antes da meia-noite (o que irá proporcionar com mais intensidade o reflexo da Lua na água). Há lugar mais tranquilo para assistir?

Explicações científicas

Segundo o pesquisador, no perigeu a Lua fica cerca de 50 mil km mais perto da Terra do que quando está no ponto mais distante de sua órbita, também conhecido como apogeu. "Luas perigeu são cerca de 30% mais brilhantes e podem parecer 14% maiores do que as Luas que ocorrem no lado do apogeu da órbita lunar," diz o site da Nasa.

A Lua Cheia vai nascer no leste ao pôr do sol e deve parecer especialmente grande quando estiver próxima ao horizonte por causa do que é conhecido como "ilusão da lua".

Mesmo que se tenha sensação de poder tocar o satélite, a Lua do sábado ainda estará a uma distância saudável - cerca de 356,577 km de distância.

A influência do satélite natural poderá ser sentido essencialmente nas marés, no entanto, os efeitos sobre a Terra são menores, e de acordo com estudos mais detalhados, a combinação da Lua estar em sua maior aproximação da Terra em sua configuração "lua cheia", não deve afetar o equilíbrio interno da energia do planeta.


Redação

com informações do Terra, INMET e Marinha do Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário