Ao Acessar o Blog Torne-se Seguidor !Valeu

domingo, 27 de novembro de 2011

Águas mornas de rio e do mar se encontram no litoral norte da Paraíba


Na cidade de Camaratuba, passeio pelo manguezal é um dos passeios mais procurados. A correnteza leva os turistas até a praia de Camaratuba.

Laerte CerqueiraMataraca, PB

A maior parte da viagem até Camaratuba, na Paraíba, é feita pela BR 101, mas os últimos 11 quilômetros são em estrada de terra, entre o verde da Mata Atlântica. Saindo de João Pessoa, a viagem dura em média uma hora e de Natal, uma hora e meia.
Um dos passeios mais procurados na região é o manguezal, casa do caranguejo uçá, espécie servida na maioria dos restaurantes do nordeste e que está em extinção. “O grande problema da espécie que está entrando em extinção é que o caranguejo só se reproduz a partir de três anos e meio de idade", explica o geógrafo Romero Borborema.
Acompanhe o Jornal Hoje também pelo twitter e pelo facebook.
A trilha começa com água nos pés, mas logo ela cobre o joelho. No ponto final, os visitantes recebem uma boia e se deixam levar pela correnteza, curtindo a natureza. São quase 50 minutos entre a vegetação do manguezal.  "O silêncio, o barulho de pássaros, de cada fragmento da natureza, é um passeio para se fazer aos poucos, sem pressa, para curtir", diz uma turista.
A água doce e quente, que passa de 25ºC, leva os turistas ao encontro do encontro do mar. A praia de Camaratuba está quase sempre deserta e é um paraíso para surfistas e para quem gosta de tranquilidade. "Faz bem à vida, faz bem à saúde. Isso é bom demais”, diz a turista de Natal, Débora Vitória. Na praia há poucas opções para comer. Uma boa pedida é a moqueca de peixe ao molho de camarão.
Uma balsa leva ao outro lado do rio Camaratuba, nas terras dos índios potiguaras. Os visitantes conhecem as ocas e, se quiserem se transformam em índio para tirar foto. Nas terras indígenas, as trilhas na mata podem ser feitas a pé ou de carro. O destino é sempre um local tranquilo e bonito.
A diária nas pousadas, todas à beira mar, custa entre R$ 120 e R$ 250. No destino, a tranquilidade, o sol e a água são um convite irrecusável à preguiça
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário