Ao Acessar o Blog Torne-se Seguidor !Valeu

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Na Paraíba 28 açudes já sangraram, 14 devem sangrar nos próximos dias e nove receberam pouca água

O inverno na Paraíba este ano foi bem generoso e dos 121 açudes e barragens monitorados pela Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba, 28 deles já estão sangrando. A barragem de Acauã, no município de Itatuba, sangrou nesta quarta feira (dia 4) com 252 milhões de metros cúbicos de água acumulada.

A Aesa faz o monitoramento diário dos reservatórios e também acompanha o período chuvoso em cada região do Estado, apresentando uma maior concentração pluviométrica nas regiões do agreste, brejo e litoral, uma vez que para o sertão o período chuvoso já passou, segundo a gerente de operações de mananciais da Aesa, Márcia Araújo.

De acordo com a planilha de monitoramento da agência, 14 açudes já têm mais de 90 por cento de sua capacidade de água acumulada e alguns devem sangrar nos próximos dias, uma vez que eles continuam recebendo água. Nove açudes já têm mais de 80 por cento da sua capacidade de armazenamento, entre eles Coremas Mãe d’água, que na leitura da terça-feira (dia 3), já tinha armazenado um bilhão e 145 milhões de metros cúbicos de água. Mais 14 açudes estão com 70 por cento da capacidade, 12 com 60 por cento e nove açudes ainda estão com 50 por cento da capacidade de água armazenada. Nove açudes receberam pouca água e estão com menos de 20 por cento da capacidade de armazenamento e m 38 açudes, o nível de água varia entre 20 e 50 por cento da capacidade de armazenamento.


Fonte:Paraiba.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário