Ao Acessar o Blog Torne-se Seguidor !Valeu

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Em Abril: Planeta Saturno será visto em JP


Planeta Saturno
Planeta Saturno

O planeta Saturno poderá ser visto durante este mês de abril no céu de João Pessoa. O público terá oportunidade de observá-lo neste domingo (3), a partir das 19h30, no terceiro pavimento da Torre Mirante da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, localizado no bairro do Altiplano.

No local, serão disponibilizados telescópios para a observação. As pessoas poderão tirar dúvidas e saber curiosidades sobre o estudo do universo, sobretudo no que diz respeito ao Sistema Solar e a Via Láctea.

Com nome de deus romano, Saturno é o sexto planeta do Sistema Solar, entre Júpiter e Urano. É o segundo maior depois de Júpiter, sendo um dos planetas gasosos do Sistema Solar e o de menor densidade – para se ter uma idéia, se existisse um oceano grande o bastante Saturno flutuaria nele. Seu aspecto mais característico é o brilhante sistema de anéis que lhe envolve e que o faz o único planeta visível da Terra.

Saturno é composto principalmente de hidrogênio (97%), com uma pequena proporção de hélio e outros elementos. Seu interior consiste de um pequeno núcleo rochoso e gelo, cercado por uma espessa camada de hidrogênio metálico e uma camada externa de gases. A atmosfera externa tem uma aparência suave, embora a velocidade do vento chegue a alcançar 1.800 km/h – significativamente tão rápido como os de Júpiter, mas não tão rápidos como os de Netuno.

Saturno faz parte dos denominados planetas exteriores e tem um campo magnético planetário intermediário entre as forças da Terra e o poderoso campo ao redor de Júpiter.


Serviço:

Observação de Saturno

Domingo (3)

Hora: 19h30 – Entrada aberta ao público

Local: Terceiro Pavimento da Torre Mirante da Estação Cabo Branco, Ciência, Cultura e Arte

Informações: 3214.8303/3214.8270

Secom JP

Nenhum comentário:

Postar um comentário