Ao Acessar o Blog Torne-se Seguidor !Valeu

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Cehap entrega novas casas em municípios paraibanos



A Companhia de Habitação Popular (Cehap) vai entregar até o final deste mês 244 casas na Paraíba. As unidades vão contemplar moradores das cidades de Cajazeiras, Natuba, Nazerinho, Remígio, São José do Brejo de Cruz e Soledade. Com isso, subirá para 1.560 o número de moradias construídas e doadas pela Cehap nos últimos 18 meses. João Pessoa e outros 32 municípios já foram beneficiados com as ações. Outras 6.061 habitações estão em construção e devem ser concluídas até dezembro deste ano.

A entrega das casas começou na semana passada, na cidade de Remígio. Lá, 40 moradias de taipa foram derrubadas e reconstruídas em alvenaria. Nesta quinta-feira (14), a Cehap vai entregar mais 20 unidades no município de Natuba. Outras 50 residências serão doadas a moradores de Soledade, no dia 20. São José do Brejo da Cruz receberá 20 casas no dia 22. Após sete dias, será a vez de Cajazeiras ser contemplada com 84 unidades. A cidade de Nazarezinho ganhará mais 30 habitações até o final de outubro

De acordo com a presidente da Cehap, Socorro Gadelha, parte das novas casas foi feita exclusivamente com recursos dos cofres estaduais, enquanto que outra recebeu contrapartida das prefeituras locais e do Governo Federal. Ao todo são 23 municípios contemplados: Alhandra, Baía da Traição, Belém, Bonito de Santa Fé, Cachoeira dos Índios, Caiçara, Cajazeiras, Catolé do Rocha, Condado, Conde, Coxixola, Cruz do Espírito Santo, João Pessoa, Juru, Lagoa, Lagoa de Dentro, Logradouro, Mamanguape, Natuba, Patos, Pedra Lavrada, Pitimbú, Remígio, Rio Tinto, Santa Rita, São José dos Espinharas, São José do Brejo do Cruz, São José dos Cordeiros, São Miguel Taipú, São Vicente do Seridó, Sapé, Soledade e Sumé,

Socorro Gadelha ainda destaca que a Cehap ainda irá construir outras 11 mil casas através do Programa Minha Casa, Minha Vida.

Estrutura

A presidente da Cehap explica que as casas possuem dois quartos, sala, banheiro, cozinha e solução de esgoto. Isto significa que a moradia possui fossa ou está ligada ao sistema de saneamento básico. Além disso, as residências ficam bem localizadas. Elas são próximas a serviços básicos, como creches, delegacias, escolas, praças, postos de saúde. “A localização é um fator que a Cehap leva em consideração na hora de aprovar o projeto, porque nossa intenção é dar condições de convivência aos moradores e evitar que eles enfrentem dificuldades no novo endereço”, enfatiza.

Reformas

Além da construção de novas unidades, a Cehap concede recursos para a reforma de moradias. Através do Programa de Subsidio da Erradicação da Casa de Taipa, a companhia libera verbas para transformar em alvenaria as moradias feitas de barro e madeira. Para isso, a companhia firma convênio com prefeitura ou movimentos sociais. A construção dos imóveis é feito em regime de mutirão e o trabalho é acompanhado de perto pelas prefeituras locais. Os governos municipais também são responsáveis por fornecer os terrenos e fazer os alicerces. O contrato é feito individualmente com cada morador. Cerca de quatro mil imóveis devem ser reformados através desse programa. As atividades serão iniciadas após o período eleitoral.

Escrituras

Além da entrega das novas casas, a Cehap começou a fazer a regularização fiduciária. Na pratica, isso significa que a companhia está adotando as providências para entregar as escrituras dos imóveis já doados há muito tempo à população. A companhia está regularizando a documentação dos terrenos junto a cartórios. A previsão é que cerca de dez mil pessoas em todo o Estado sejam contempladas com essas ações. Delas, 5.600 são residentes do Conjunto Cidade Verde. A documentação está em andamento, mas, em obediência à legislação, as escrituras só serão entregues após o fim da campanha eleitoral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário