Ao Acessar o Blog Torne-se Seguidor !Valeu

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Sem previsão de negociação, greve dos bancários faz uma semana

Esta quarta-feira (6) a greve dos bancos completou oito dias e ainda não há nenhum sinal de que possa acabar. De acordo com o presidente do Sindicato dos Bancários, Marcos Henrique, a categoria ainda não foi procurada pelos donos de banco e que, portanto, as discussões nem sequer foram iniciadas.

Apenas dois bancos, Itaú e Bradesco, estão funcionando porque uma liminar da Justiça do Trabalho obrigou os funcionários a voltar ao trabalho. Para que as agências fossem reabertas foi necessária a intervenção da Polícia Federal na tarde de ontem.

Marcos garantiu que o Sindicato já entrou com um pedido para derrubar a liminar na Justiça do Trabalho. "Esperamos que eles julguem o nosso pedido tão depressa quanto julgaram a liminar dos banqueiros", disse.

A respeito da falta de dinheiro nos caixas eletrônicos, Marcelo Alves, representante do sindicato, disse que os bancos não precisam dos bancários para abastecê-las. "São funcionários terceirizados que fazem este serviço. Nossa greve não atrapalha em nada o reabastecimento das máquinas", garantiu.

No entanto, ele próprio admitiu que no caso de depósitos feitos nos caixas eletrônicos há um limite e quando eles ficam lotados é preciso que algum bancário retire os envelopes e faça a contagem do dinheiro. Sem eles, nem o dinheiro colocado nas máquinas é depositado nas contas, nem novos depósitos podem ser feitos.

O presidente do Sindicato ainda frisou que a "culpa" da paralisação é dos donos de bancos. "Nós apenas estamos lutando contra o constrangimento das filas com espera de 2 ou 3 horas, contra as tarifas abusivas e por salários mais dignos", explicou.

É importante lembrar que contas podem ser pagas também em casas lotéricas, Correios e até supermercados. Para a retirada de dinheiro, algumas redes bancárias têm parcerias com casas lotéricas. O grande problema acaba sendo como fazer depósitos bancários.

Por isso, é bom que os clientes de bancos fiquem atentos para possíveis prejuízos e denunciá-los ao Procon. Assim, fica mais fácil ser restituído pelo Banco e não ser obrigado a arcar com juros e multas. Outra dica é que, mesmo com a greve, os gerentes continuam indo trabalhar e, em alguns casos, podem resolver o problema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário