Ao Acessar o Blog Torne-se Seguidor !Valeu

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Governo entrega 63 UTIs móveis, ambulâncias e camionetas para reforçar ações de saúde


O Governo do Estado entrega, na manhã desta sexta-feira (22), 63 novos veículos para reforçar as ações de saúde, na Paraíba. São sete UTIs móveis para hospitais da rede estadual, 36 ambulâncias para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) de vários municípios paraibanos e 20 camionetas para o trabalho de apoio à Vigilância em Saúde, no Estado. Os veículos foram adquiridos com recursos do Ministério da Saúde e Secretaria de Estado da Saúde (SES). A entrega será feita pelo governador em exercício, Ricardo Marcelo, em duas solenidades. A primeira será no Palácio da Redenção, em João Pessoa, às 9h e a segunda em frente à Prefeitura de Patos, às 11h.

As UTIs móveis são destinadas aos hospitais de Trauma Senador Humberto Lucena (2 veículos), Arlinda Marques (1), Regional de Campina Grande (1), Regional de Sousa (1), Regional de Cajazeiras (1) e Regional de Patos (1). As ambulâncias do Samu serão distribuídas para vários municípios, como Mamanguape, Mataraca, Jacaraú, Rio Tinto, Sapé, Caaporã, Guarabira, Caiçara, Lagoa de Dentro, Alagoinha, Bananeiras, Serraria, Belém, Araruna, Cacimba de Dentro, Itabaiana, Gurinhém, Pedras de Fogo, Ingá, Mogeiro, Juripiranga, Patos, São José de Espinharas, Areia de Baraúnas, Condado, Teixeira e São José do Bonfim.

Regionalização do Samu – Segundo a gerente de Atenção Especializada da SEs, Alana Barreto, a aquisição das ambulâncias faz parte do plano de regionalização do Samu, elaborado pela SES, em parceria com os municípios, com o aporte de 128 novos veículos (sendo 22 já entregues). O objetivo do projeto é promover o acesso de todos os paraibanos ao serviço que, hoje, atende pouco mais de 46% dos 3.769.977 habitantes da Paraíba. A regionalização do Samu prevê a cobertura de 100% da população, com a inauguração de duas centrais de regulação médica e 96 bases descentralizadas.

A primeira central foi inaugurada há dois meses, em Cajazeiras, beneficiando 15 municípios da região. O serviço conta com sete bases descentralizadas, nove ambulâncias e 109 profissionais. A outra central está sendo construída em Monteiro, no Cariri paraibano. Antes do plano, o Samu só atendia dez municípios, com cinco centrais de regulação de urgência e emergência locais: em João Pessoa (que cobre também Bayeux, Santa Rita, Conde e Cabedelo), Campina Grande, Patos, Piancó e Sousa. Hoje, há três centrais regionais, em Cajazeiras, Sousa e Piancó, que regulam a demanda não só desses municípios, mas das regiões onde estão inseridos.

“Com a entrega dessas ambulâncias, o Governo cumpre mais uma etapa do projeto de regionalização do Samu, com o objetivo de construir um Plano Estadual de Atenção às Urgências, atendendo às prerrogativas da portaria 2970. Agora, cabe aos municípios inaugurar as suas bases descentralizadas. Acredito que esse processo não vai demorar, já que a maioria dos municípios vem fazendo adequações nos espaços físicos destinados para o funcionamento do serviço”, disse Alana.

O projeto inclui, ainda, o funcionamento de unidades de pronto-atendimento (UPAs), em alguns municípios. A primeira UPA começou a funcionar nesta quinta-feira (21), em Santa Rita, e outras três estão sendo construídas em Cajazeiras, Princesa Isabel e Guarabira. A instalação das unidades é uma parceria entre o Ministério da Saúde e a Secretaria de Estado da Saúde (SES).

Nenhum comentário:

Postar um comentário