Ao Acessar o Blog Torne-se Seguidor !Valeu

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Vacinação contra Sarampo será intensificada nos municípios

A medida é consequência dos casos registrados na Paraíba

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) irá intensificar a vacinação contra Sarampo nos municípios alagoanos. A medida está sendo adotada em função dos casos da doença registrados recentemente, em João Pessoa, na Paraíba. Ao todo foram registrados 58 casos suspeitos e, desse total, seis tiveram sorologia positiva para sarampo.

Segundo a gerente do Núcleo do Programa de Imunizações da Sesau, Denise Castro, os gestores municipais estão sendo orientados a fazer uma busca ativa, com a finalidade de identificar na população pessoas da faixa etária entre 1 a 39 anos, que não foram vacinados. Eles serão os primeiros a terem acesso à vacinação.

A gerente explica que os municípios não podem perder de vista a vigilância contínua das doenças exantemática (Sarampo, Rubéola e Síndrome de Rubéola Congênita). ”O propósito é eliminar estas doenças enquanto problema de saúde pública, para tanto se faz necessário o compromisso de gestores e profissionais de saúde neste processo”, ressaltou.

De acordo com Denise Castro, a vacina é o único meio de prevenir a doença na população. "O Sarampo ainda ocorre em alguns países da Europa, com surtos na Inglaterra, França, Itália e Holanda e na Ásia e África (como África do Sul). E, este ano, além dos casos suspeitos na Paraíba, ocorreram dois em Porto Alegre e três em Belém. O sarampo é uma doença infecciosa aguda de natureza viral grave, transmissível e extremamente contagiosa”, afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário